segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água



O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. A partir desta data o dia é destinado para discussão, reflexão e conscientização do uso que fazemos da água.
Aprendemos desde pequeninos, na escola e em casa, que um terço do planeta é composto por água, mas o que nem todos sabem é que de acordo com a ONU, atualmente, menos da metade dessa água pode ser utilizada para nosso consumo, pois a outra grande parte está poluída.

Há 30 anos a ONU iniciou os alertas sobre uma possível crise no abastecimento de água. Muitos achavam que isso sería impossível de acontecer, mas infelizmente já estamos vendo hoje.
Segundo dados do IBGE, 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

O despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ao desperdício de água tratada e a poluição causada pelas indústrias, comprometem ainda mais a pouca água potável que existe.

A água é uma preciosidade não renovável, sem ela é impossível sobrevivermos! Eu me preocupo com o futuro do nosso planeta, e por isso faço a minha parte não desperdiçando água.

E você, o que está fazendo para salvar o nosso Planeta Terra?

Compartilhe suas atitudes com a gente.

Um abraço, Afrodite!

2 comentários:

  1. Ola, bem interessante esse cuidado de lembrar esse dia que é bem importante. Na verdade nos devemos tomar consciência e aprender que todo dia é para se pensar nessa possibilidade de escassez de água potável! Eu por exemplo so ligo o chuveiro ou a torneira quando necessário. Tem muita gente que fica escovando os dentes enquanto isso deixa a torneira ligada!

    Um abraço, Viviane araujo.

    ResponderExcluir
  2. essa materia e muito interessante pois poucos estão informatizado dos riscos que estamos vivenciando.
    “A água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada directamente aos objectivos das Nações Unidos: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas”.
    Jordânia Lima

    ResponderExcluir

 

:: Jornalismo Afrodite :: Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare