segunda-feira, 17 de maio de 2010

IBGE: 97% dos cargos de chefia das prefeituras brasileiras, são ocupados por mulheres

De acordo com os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 (Munic-2009), divulgada nesta quinta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ocupam cargos de chefia em unidades administrativas em 97% das prefeituras brasileiras.

A pesquisa foi realizada em 5.565 prefeituras, destas, 3.380 têm mulheres em cargos de primeiro escalão. Porém, apenas 9% dos municípios têm prefeitos do sexo feminino, sendo que a maioria administra cidades na Região Nordeste (4,2%). Com relação ao grau de escolaridade, 62,7% das 512 prefeitas em todo o Brasil completaram o ensino superior, já entre os homens, esse percentual cai para 42%.

A pesquisa aponta ainda, que nos municípios mais populosos a presença e a eficiência de estruturas voltadas à promoção de políticas para as mulheres são maiores.

Pela primeira vez esta pesquisa abordou temas relacionados à política de gênero. Criado em 2009, a Munic serve de indicador para avaliação e monitoramento do quadro institucional e administrativo das cidades brasileiras.


Com informações do O Povo e IBGE

3 comentários:

  1. Olá meninas.

    Vocês já estão linkadas la no blog viu.
    O trabalho de vocês aqui é excelente!

    Parabéns

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Francisco Edilton Silva Saldanha21 de maio de 2010 às 12:19

    Antes de mais nada, quero parabenizá-las pelo o blog e complementar dizendo que é exatamente isso, que eu sempre vislumbrei para vocês - o crescimento pessoal e consequentemente profissional. Parabéns!

    Por outro lado, quero registar que o Brasil terá pela primeira vez na sua presidência, uma presidenta. Outra, no Dnocs a Diretoria de Infraestrutura Hídrica é capitaniada por uma mulher. Eu não vejo nenhuma atipicidade nisso ao contrário, vejo as mulheres como os seres mantenedores da espécie humana no globo terrestre e sem as quais o que seria de nós homens?

    ResponderExcluir
  3. Nós mulheres lideramos no número do eleitorado, nada mais justo que venhamos a conquistar mais espaço no mercado, em algumas areas até mais destaque que os homens, mais nada de feminismo. Apenas estamos lutando e tendo conquistas!!!

    Viviane Araújo...

    ResponderExcluir

 

:: Jornalismo Afrodite :: Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare