segunda-feira, 7 de junho de 2010

Preparadas para assistir a uma partida de futebol



Quem disse que nós não gostamos de futebol? Em tempos de Copa do Mundo todas nós viramos torcedoras fanáticas. Demonstramos o amor a nossa seleção de várias formas, seja na comemoração histérica aos gols, ou mesmo na escolha dos looks exclusivos com as cores da nossa bandeira.
Reunir uma turma de amigos para assistir aos jogos do Brasil é um ótimo programa, mas basta começar uma partida para nos darmos conta de como faz falta um conhecimento básico sobre as regras do futebol. Para você não fazer feio e não pagar mico, eu preparei um mini dicionário futebolísticos e confesso, aprendi muita coisa que não sabia. Leiam atentamente as regras, pois esta é uma boa oportunidade de aprender e surpreendê-los.
Impedimento: Acontece quando um jogador recebe a bola depois do meio de campo e, no momento do passe, não tem ao menos dois jogadores de defesa (contando com o goleiro) a frente do jogador de ataque.
Escanteio: Quando o jogador do time que está se defendendo é o último a tocar na bola antes da mesma sair pela linha de fundo. Nesse caso é cobrado o escanteio - que fica na quina do campo - pelo time que está atacando.
Acréscimos: Uma partida de futebol tem 2 tempos com 45 minutos cada, ao final deste tempo regular, o juiz pode fazer um acréscimo de tempo devido as paralisações ao longo do jogo (como faltas demoradas, lesões, substituições, entre outras).
Prorrogação: Na Copa do Mundo isso acontece a partir das oitavas de final. Quando o tempo normal da partida termina empatado, ocorre a prorrogação , onde serão jogados mais dois tempos de 15 minutos, cada, sem intervalo. Se o empate persistir, a disputa é decidida na cobrança de pênaltis.
Disputa de pênaltis: São cinco cobranças para cada time e, se ainda assim o jogo continuar empatado, parte-se para as cobranças alternadas: um pênalti pra cada um.
Cartão amarelo: É dado por advertência por falta grave.
Cartão vermelho: Punição mais severa com expulsão na hora. É apresentado a um jogador que tenha acabado de cometer uma falta grave ou quando ele recebe o segundo cartão amarelo. 

Tiro de meta: Quando o jogador do time "A" chuta a bola pela linha de fundo (linha que delimita o final do campo atrás dos gols), o jogador do time "B" , normalmente o goleiro, faz a cobrança e chuta a bola de volta ao campo.
Mata-mata: São partidas decisivas que acontecem a partir das oitavas de final da Copa, onde quem perder é eliminado do campeonato.

Espero que gostem, Afrodite!

5 comentários:

  1. Legal as dicas, eu já sei umas coisas, pois sempre gostei de futebol. Mais valeu a idéia de passar as informações para que não sabe.

    Viviane Araujo...

    ResponderExcluir
  2. gostei muito desta matéria Jessica , só corrija o tempo de jogo pois são 90 minutos e não 45 ok

    ResponderExcluir
  3. todo mundoooo ja preparadoooo!!!
    agora é so torcer pro hexaaaa...

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Miguel não entendeu, quando elas falam 45 minutos é para cada tempo.

    ResponderExcluir
  5. Miguel, obrigada pelo toque, é que meu pc de vez em quando engole algumas palavras. Mas jáfiz a correção. Obrigada a todos pelos comentários, voltem sempre.
    Um beijo, Afrodite.

    ResponderExcluir

 

:: Jornalismo Afrodite :: Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare