terça-feira, 20 de abril de 2010

Infecção Urinária - O que é e como tratá-la

Sendo a mais comum infecção entre mulheres, cerca de 25% delas apresentarão pelo menos 1 episódio em sua vida, de acordo com a Dra. Cecilia Ponte.

A infecção urinária é provocada por bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos, levando a inflamação dos rins e das vias urinárias.

Uma hora chove, outra hora faz calor, devido a essas mudanças climáticas surgem algumas infecções, dentre elas, a urinária. Por isso conversei com a Ginecologista e Obstetra Dra. Cecília Ponte para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre esta infecção.

AFRODITE:
O que é infecção urinária?

Dra. CECILIA PONTE: É uma infecção bacteriana que atinge o aparelho urinário (uretra, bexiga ou rins). Sendo a mais comum infecção na mulher, cerca de 25% delas apresentarão pelo menos 1 episódio em sua vida.

AFRODITE: O que causa a infecção?

Dra. CECILIA: Na maioria dos casos as infecções ocorrem por contaminação ascendente com envolvimento da uretra, bexiga e rins.

AFRODITE: Quais os fatores que favorecem a infecção urinária?

Dra. CECILIA: As mulheres são mais propensas à colonização bacteriana devido sua anatomia. Possuem uma uretra de menor comprimento e a mesma é colonizada pelas bactérias pertencentes à flora vaginal. Além disto, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento da infecção como: uso de diafragma associado ao espermicida, atividade sexual, novo parceiro sexual no último ano, idade avançada, diabetes, obesidade, prolapsos genitais (ou seja, bexiga ou útero arriados), uso de alguns medicamentos que dificultem o esvaziamento da bexiga, cateterismo vesical (ou seja, sondagem vesical), corrimentos vaginais em gravidez. Parece haver também um fator genético associado.

AFRODITE: Quais os sintomas?

Dra. CECILIA: Os sintomas mais comuns são, dificuldade de urinar, urgência miccional com aumento da frequência e dor no baixo ventre. Às vezes pode haver perda de sangue junto à urina. Quando a infecção atinge os rins surgem dores lombar, calafrios, febre, mal-estar geral podendo se acompanhar de náuseas e vômitos e aumento da frequência respiratória.

AFRODITE: Como é feito o diagnóstico e qual o tratamento?

Dra. CECILIA: O diagnóstico é feito através do sumário de urina com urinocultura e antibiograma. Com estes resultados vamos saber qual a bactéria causadora da infecção e o melhor tratamento a ser realizado. No caso de não se ter estes exames em pacientes com dor ao urinar, frequência urinária aumentada e na ausência de corrimento vaginal há a chance de 96% de ser infecção e pode-se iniciar o tratamento com antibióticos. Os objetivos do tratamento são a erradicação da infecção e a eliminação das bactérias na vagina e no trato gastrointestinal, de modo a prevenir as recorrências. A duração do tratamento pode variar de 3 a 7 dias dependendo da cistite (infecção na bexiga) chegando a 10 ou 14 dias na pielonefrite (infecção nos rins) . Nesta última deve-se acompanhar o estado geral da paciente e realizar também o hemograma.

AFRODITE: Como se prevenir desta infecção?

Dra. CECILIA: Tomando muito líquido, não prendendo a urina (demorar muito para urinar quando sentir vontade) e cuidados com a higiene diariamente. É importante estar também com o exame ginecológico em dia e procurar um médico em caso de algum sintoma sugestivo de infecção urinária.


Cuide-se, um abraço, Afrodite!

5 comentários:

  1. É mulherada temos mesmo que nos cuidar!!!
    Valeu por lembrar os cuidados que devemos
    ter para evitarmos uma (IU).

    ResponderExcluir
  2. e verdade a metiria e beim interessante para as mulheres...

    ResponderExcluir
  3. Galerinha que leu essa materia
    se cuidem, não é das melhores,
    infecção urinária é muito ruim!!!

    Se cuidem.

    Muito boa a materia, continue assim Afrodite!

    Abraço, Viviane Araujo...

    ResponderExcluir
  4. bom estou com a IU DESCOBRIR AGORA GOSTEI MUINTO DA MATERIA MI AJUDOU MUINTO OBF AFRODITE

    ResponderExcluir

 

:: Jornalismo Afrodite :: Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare