domingo, 6 de dezembro de 2009

O que é Osteoporose e como prevenir

Foto: www.clinicaq.com.br

Muitas pessoas acham que a osteoporose é uma doença que só atinge pessoas idosas, no entanto, hoje em dia, ela tem se manifestado mais cedo. Mulheres na menopausa tem apresentado frequentemente a doença.

A Osteoporose é uma doença que atinge os ossos e que é mais comum em mulheres, fumantes, consumidores de álcool ou café em excesso e diabéticos. A principal causa da doença é a ausência de Cálcio e vitamina D no organismo, que faz com que os ossos fiquem frágeis, com aparência porosa e quebrem-se com mais facilidade.

Embora já existam exames complementares para o diagnóstico da doença (Desintometria Óssea, Ultra Sonometria Óssea, Raio X, Histomorfometria e provas laboratóriais) que progride lentamente e não apresenta sintomas evidentes, na maioria das vezes a Osteoporose só é detectada ocasionalmente quando se fratura algum osso, que em suma, são os ossos do quadril, do punho e do fêmur.

Os cuidados para a prevenção, são básicos, devem ser contínuos, e começar cedo, pois a medida que vamos envelhecendo, vamos "perdendo osso". Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, rica em cálcio, verduras e cereais são a melhor forma de prevenir a doença.

Saiba mais sobre Osteoporose e Menopausa.

Um comentário:

  1. Parabéns...

    vejo que o blog de vocês está em construção, mas o caminho é esse mesmo...
    Boa Sorte e atualizem, falar de saúde é sempre importante!!!

    Mariana

    ResponderExcluir

 

:: Jornalismo Afrodite :: Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare