segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Fumo


O Dia 29 de Agosto é lembrado em todo o Brasil como o dia Nacional de Combate ao Fumo. No Ceará, um centro de referência para quem quer largar o vício é o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, que tem o Programa de Combate ao Tabagismo.

Dados da Organização Nacional de Saúde revelam que apenas 3% dos fumantes conseguem parar de fumar sem ajuda, os outros 97% só conseguem com a ajuda médica ou de grupos de tratamento como o do Hospital de Messejana.

De acordo com o Hospital, este ano cerca de 150 pessoas entraram no programa antitabagismo e 58% destes pacientes, atingiram seus objetivos. O programa tem sido possível graças a um trabalho que associa abordagem comportamental e a combinação de medicamentos.

O cigarro é um dos grandes aliados do câncer de pulmão, 90% dos casos estão ligados ao fumo, além do câncer de laringe e boca. Vale ressaltar que os fumantes estão propícios a várias outras doenças, como infartos, úlceras e enfisemas pulmonares.

E lembre-se, o tabagismo passivo é a terceira causa de câncer evitável em crianças e adultos não fumantes. Por isso, pense muito antes de fumar o primeiro cigarro.


Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana - (85) 3101- 4062 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

:: Jornalismo Afrodite :: Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare